Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Taras Da Lina

Comunicadora, Sonhadora, Sardenta, Desastrada q.b., Geminiana, Cinéfila, Leitora Compulsiva, Fotógrafa Amadora, Dog Person e Cidadã do Mundo mas a viver em Portugal. Be my guest ;)

As Taras Da Lina

Comunicadora, Sonhadora, Sardenta, Desastrada q.b., Geminiana, Cinéfila, Leitora Compulsiva, Fotógrafa Amadora, Dog Person e Cidadã do Mundo mas a viver em Portugal. Be my guest ;)

Cinema que tanto amo

5 de Novembro é o Dia Mundial do Cinema.

Fui pela primeira vez ao cinema com o meu pai ver o "Rei Leão" e chorei. O Cinema tem esse poder em nós.

Faz-nos sentir. Quem não se lembra das reacções do pequeno Toto no "Cinema Paradiso"?

Choramos porque o Guido é assassinado pelos nazis, rimos porque o Charles Chaplin se meteu numa trapalhada, gritamos porque o Jack Torrance vem aí de machado na mão e ficamos arrepiados ao ver o miúdo "não-judeu" a entrar com o outro para a câmara de gás.

O cinema também nos ensina. Fiquei a conhecer pessoas como Harvey Milk, Oskar Schindler, Władysław Szpilman ou William Wallace. Aprendi que a vida de Édith Piaf foi uma miséria antes de chegar à ribalta, que no Japão um cão foi esperar o dono morto todos os dias à estação de comboios durante 11 anos numa devoção cega, que para a máfia italiana o importante é a família e que um dos maiores génios da Matemática era esquizofrénico.

Por fim ressalvo a vertente fantasista, as histórias de ficção que nos fazem sonhar. A Amélie que nos ensina que por muito difíceis que os tempos estejam para os sonhadores não se deve perder a esperança, o Forrest Gump e a sua inocência e bondade, o Senhor dos Anéis e o triunfo sobre as trevas, a Bela e o Monstro a demonstrar que nem sempre o mais bonito é o que importa, que por muito mal que o mundo esteja haverá sempre um Super Homem, um Homem Aranha, um Batman ou o que quer que seja que tratará do assunto e, voltando ao Rei Leão, que sempre que tivermos um problema só temos que dizer "Hakuna Matata" e tudo fica melhor...

Deixo-vos um vídeo de Tributo ao Cinema que circula no youtube. É do ano passado portanto já não são 120 anos de cinema e sim 121. 
Bom fim de semana, e sendo caso disso, Bons Filmes! :)