Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Sab | 16.05.20

7 Maravilhas da Cultura Popular

RP

Após o ano passado as Cavacas de Resende terem ganho a final distrital e ido à semifinal das 7 Maravilhas Doces de Portugal, este ano a edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular tem 5 nomeações de Resende a concorrer para os 7 distritais. 

Festival da Cereja, na categoria de Festas e Feiras.

1.jpg

O evento, que começou em 2001, consiste numa feira de 2 dias com mostra e venda de cereja e produtos de artesanato ligados ao fruto, animação de rua e cortejo temático.

4º Domingo de Maio, na categoria de Procissões e Romarias.

2.jpg

Todos os anos peregrinos do concelho de Resende, e de todo o país, rumam a Santa Maria de Cárquere para pedir proteção à Senhora. Trata-se de uma grandiosa romaria religiosa, cuja origem recua até à Alta Idade Média, e que decorre durante todo o dia. É assinalada com uma missa campal, procissões com cruzes e estandartes das freguesias e, durante a tarde, animação musical com bandas filarmónicas.

Chula de Paus, na categoria de Músicas e Danças.

3.jpg

Diz-se que nos princípios do século XVIII, José Sarribas trouxe a "rabeca chuleira" do Brasil e que, foi ao som desta que, António Luís Ferreira, inventou a dança da chula que, desde então, se dançou em Paus e hoje é mantida viva pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus.

Aqui (também) nasceu Portugal, na categoria Lendas e Mitos.

44.jpg

O milagre da cura de Cárquere conta que Nossa Senhora apareceu em sonhos a Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, e que lhe prometeu a cura do rei, que sofria de malformação das pernas, se Egas Moniz se deslocasse a Cárquere em veneração.

Quadrilha de Cárquere, na categoria de Músicas e Danças. 

HPIM5316.JPG

Quadrilha, umas das danças mais emblemáticas da Região do Douro Verde é interpretada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.

A concorrência é forte mas a ver se pelo menos uma consegue chegar à final distrital. Sonhar não custa ;)

1 comentário

Comentar post