A Ilha
Já por várias vezes vi posts na blogosfera e nas redes sociais sobre este livro.
Na altura deu curiosidade mas nunca cheguei a adquiri-lo. Entretanto este ano uma prima ofereceu-mo de prenda de aniversário.
"Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza."
Uma leitura comovente que atravessa gerações. Que nos mostra que quem não sabe de onde vem não sabe para onde vai. E que a família é de facto a base para tudo, o nosso principal pilar. E que por vezes quando não sabemos que caminho tomar basta ligarmo-nos a ela.
Um dos melhores livros que li no passado recente.