Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Qui | 04.02.21

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

RP

Porque há datas que devem sempre ser lembradas. Pelos que lutaram e venceram. Pelos que lutaram e não venceram. E pelos que lutam.

"O Dia Mundial do Cancro é uma campanha pensada para inspirar mudança e mobilizar ação, mesmo depois do dia 4 de fevereiro. Por essa razão é uma campanha de 3 anos que possibilita a criação de impacto a longo prazo, aumentando a exposição do público à mensagem e o seu envolvimento, quer na disseminação da mensagem, quer na mudança de comportamento.

2019 marcou o lançamento de três anos de campanha sob o mote “Eu Sou e eu Vou”.

Trata-se de um chamada à ação, dando o poder ao indivíduo e desafiando-o a um compromisso pessoal de forma a ter impacto no futuro. Pequenas ações individuais podem ter o poder de reduzir o impacto do Cancro no próprio indivíduo (dieta saudavel), nas pessoas que ama (deixar de fumar) e no mundo (vacinação). Por isso, é tempo de fazer um compromisso pessoal.

Consciencializar
Mais informação capacita-nos para reconhecer os sinais de alerta e para fazermos escolhas informadas sobre a nossa saúde. ​Inspirar, Motivar, Agir.

Prevenir e reduzir riscos
Pelo menos 1/3 dos cancros são evitáveis, o que nos dá todas as razões para defender escolhas saudáveis.

Igualdade de acesso ao tratamento
O acesso a diagnóstico precoce e a tratamento oncológico salvam vidas! Este acesso deve ser igual para todos.

Impacto financeiro e económico
O investimento na prevenção do cancro é rentável. Simultaneamente, haverá ganhos positivos no aumento da sobrevivência e da produtividade, além da melhoria da qualidade de vida.

​Impacto mental e emocional
O atendimento de qualidade não se centra, apenas, nos aspetos físicos da doença. O atendimento ao doente inclui dignidade, respeito, apoio e amor e respeita o bem-estar emocional, sexual e social de cada individuo e do seu cuidador.

​Promover a capacitação
Profissionais de saúde capacitados e bem informados são uma das maneiras mais poderosas de oferecer um tratamento de qualidade contra o cancro.

Trabalhar como uma equipa
A sociedade civil, as empresas, as escolas, os municípios, cada um e todos podem apoiar soluções abrangentes e coesas. A conjugação de esforços leva a uma ação poderosa a todos os níveis."

Texto da Liga Portuguesa Contra o Cancro

 

2 comentários

Comentar post