Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Seg | 15.06.20

Documentários

RP

Hoje trago a sugestão de documentários, todos de áreas distintas que vi recentemente.

Envelhescência

"Edson Gambuggi formou-se em medicina aos 82 anos. Aos 72 anos, Judith Caggiano fez a primeira de suas dezenas de tatuagens. Edmea Correa começou a surfar aos 58 anos. Ono Sensei, a meses de tornar-se nonagenário, dá aulas de defesa pessoal, enquanto Oswaldo Silveira, 84 anos, prepara-se para sua 12ª maratona, e Luiz Schirmer, 76 anos, para atingir 4.000 saltos de paraquedas."

A velhice, realmente, existe? Ou somos nós que a fazemos? Nota irónica - O realizador tinha 33 anos quando começou este projeto e achou que já estava velho para isso.

O Pesadelo de Darwin

"Na Tanzânia, nos anos 60, a Perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzida no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso em todo o hemisfério norte.
Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus são os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano. No céu, enormes aviões de carga da ex-União Soviética formam um ballet incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: a compra e venda de armas."

Para pensar um pouco em como algo que damos como adquirido pode envolver questões políticas, morte e miséria para chegar ao nosso prato. 

Onde é a Linha da Frente?

"Um retrato comovente do aclamado fotojornalista de guerra e cineasta britânico Tim Hetherington, morto na Líbia em 2011 quando fazia a cobertura do conflito. Tim foi morto num ataque de morteiro na cidade de Misurata,  onde fazia a cobertura da guerra civil. Morreu a caminho do hospital, confortado por um fotojornalista espanhol. Foi o final de uma brilhante carreira de 10 anos na qual Hetherington reportou histórias dramáticas na linha da frente dos conflitos."

Confesso que este foi o meu favorito. E que apesar de todos os riscos inerentes é uma profissão que até não me importava de exercer.

Sergio

"Este comovente documentário retrata a vida de Sérgio Vieira de Mello, o carismático alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos morto por terroristas no Iraque."

Decidi ver o documentário (que já é de 2009) após ter visto o filme homónimo. Queria uma versão mais real e menos fantasiada do diplomata. Ainda me fez verter umas lágrimas, confesso.