Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Qua | 10.07.19

Nos Passos de Santo António - Gonçalo Cadilhe

RP

Gonçalo Cadilhe faz o que eu gostava de fazer, viajar como forma de ganhar a vida. Tem já vários livros escritos e artigos de viagens para diferentes meios de comunicação. Encontrei-o uma vez no stand da FNAC na Feira do Livro do Porto, em 2012. A hora em que ele fazia a sua apresentação já tinha começado e eu dei 3 voltas à feira sem sucesso. Quando estava para desistir vem um homem apressado contra mim. Mentalmente lancei um impropério "Vê por onde andas!" até que reparei que a pessoa apressada era mesmo o escritor. Eu tinha na mão uma obra dele intitulada "Encontros Marcados". Digam lá que a vida não é irónica? Assisti à apresentação e no fim o Gonçalo autografou o livro e tirámos uma foto. 

received_563543380843611.jpeg

Recentemente adquiri mais um livro seu "Nos passos de Santo António" no qual o autor faz o mesmo percurso que o Santo fez durante a sua curta vida em peregrinação.

Segundo o site da Wook "Neste livro, o autor segue o périplo da vida de um dos maiores ícones da História de Portugal. Portugal, Andaluzia, Marrocos, Argélia, Sicília, Norte de Itália e Sul de França. Um viajante moderno reconstrói uma viagem feita há oito séculos e descobre um dos maiores viajantes da História de Portugal: Santo António. Nos Passos de Santo António apresenta uma biografia humana, laica, por vezes polémica, profundamente documentada e inserida numa época histórica que conhecemos mal, o princípio do séc. XIII. Da viagem resulta um dos livros mais originais e surpreendentes livros de Gonçalo Cadilhe. Um encontro com a História e com a espiritualidade que se revela profundamente atual."

received_466519090809213.jpeg

Quanto à minha humilde opinião o que tenho a dizer é que o Gonçalo continua com a sua escrita simples e de fácil acesso de uma forma despretensiosa a que já nos habituou. Consegue transmitir, neste relato em que recria os passos do Santo, noções históricas e culturais, assim como informações relativamente aos monumentos, de uma forma acessível sem nos maçar com pormenores que só interessam aos estudiosos da área. Descreve o que vai vendo e o que vai sentindo como, por exemplo, o sentimento de insegurança que o assolou quando se encontrava em território perigoso. E o facto de assim ser faz com que se ganhe maior afeição pelo autor, afinal é tão humano como nós, tem medos e inseguranças. E essa transmissão faz-nos viver ainda mais de perto a viagem. Experienciar como se estivéssemos ao seu lado na jornada.

received_466722390794215.jpeg

O resto? Bem, o resto têm que ler. Não posso estar aqui a contar tudo :)
E vocês? Seguem o trabalho do Gonçalo? 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.