Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Sab | 30.03.19

Reconquista de Vigo - 30 e 31 de Março

RP

É a terceira vez que participo neste evento. A Dolmen está presente todos os anos na festa com a promoção dos produtos do nosso território, Douro Verde. Como somos portugueses o nosso stand é no Instituto Camões,.

Para vos contextualizar transcrevo o site de turismo de Vigo: 

"O centro histórico regressa ao século XIX um fim de semana por ano: é a festa da Reconquista, a celebração mais emblemática de Vigo.A 28 de março de 1809, um levantamento popular conseguiu expulsar os franceses e fez com que Vigo fosse a primeira localidade da Europa a conseguir expulsar o exército de Napoleão de uma praça conquistada. Teve a sua recompensa: um ano depois, Fernando VII outorgou a Vigo o título de cidade “fiel, leal e corajosa”.Agora, cada ano, Vigo celebra a sua Reconquista: a zona histórica transforma-se num enorme mercado do século XIX ao ar livre, no qual em qualquer esquina encontra franceses a lutar contra vigueses. Pessoas mascaradas de soldados, pescadores e camponeses, as ruas enfeitadas ao estilo da época… é uma verdadeira viagem ao passado.Os mercadores locais vendem deliciosos manjares, desde navalheiras e mexilhões a empanadas, churrasco, acompanhados de vinhos da terra e licores tradicionais. Esta grande festa de Vigo continua até altas horas da noite, num ambiente de rua inigualável."

Este ano celebra-se a 30 e 31 de Março. É sempre o fim de semana mais próximo de 28 de Março. Se gostam de recriações têm aqui a desculpa perfeita para visitar Vigo e ver as barraquinhas tipo feira medieval, os franceses a desfilar com Napoleão pelas ruas e a serem vaiados pelos espanhóis. Grupos de música galega a representar os espanhóis da época. E ao fim do dia de domingo tropas portuguesas a chegar e a serem recebidos efusivamente pelos espanhóis por terem vindo em seu socorro. E por fim a festa termina com os franceses a serem expulsos e a ir embora de barco.

Abri o apetite? Se sim passem por lá. E não se esuqeçam de visitar os portugueses no Centro Cultural de Camões ;)