Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

As Taras Da Lina

Geminiana de signo. Nascida à beira-mar e a viver nas montanhas. Gosto de viajar pelo mundo, pelos livros e pelo cinema. Licenciada em Comunicação. Dona de um pastor alemão. Convicta que a vida sabe sempre o que faz.

Qui | 14.05.20

Vá para fora cá dentro

RP

Hoje partilho convosco a minha crónica da Bird do passado dia 12. 

"2020 está a ser um ano desastroso a vários níveis. Um dos setores que tem sido mais afetados é o do Turismo. Com os voos cancelados e as normas que apelam ao confinamento, tudo o que envolve Turismo (companhias aéreas, marítimas e terrestres, hotéis, restaurantes, agências…) está com uma quebra enorme.

E depois há também os outros, como eu, os que gostam de fazer turismo. Por certo já teriam viagens marcadas, férias agendadas que, como quase todos os planos que tínhamos para este ano, tiveram que ser canceladas.

Mas e quando as coisas começarem a voltar ao normal? Podemos viajar certo? Sim. Mas acho que em 2020 devíamos apostar em viagens na nossa terra. Há tanto por descobrir em Portugal. Quanto mais saio, e gosto imenso de descobrir novos países e novas culturas, mais percebo que Portugal tem encanto… e muito.

É tempo de ajudar a economia local. Os produtores que vivem e têm negócios cá que movem a economia e impulsionam o emprego da região. Tirar fins-de-semana para descobrir recantos que nem sabíamos que existiam. Podemos dedicar um fim de semana à tranquilidade e vir até Resende. Eu sei, sou suspeita mas… garanto que dar uma voltinha de barco à vela no nosso Douro, o convívio com a nossa população e umas caminhadas a ver o pôr de sol no Montemuro, seguido de um jantar revigorante com direito a cavacas de sobremesa é um dia muito bem passado.

A minha sugestão não se restringe a Resende, estende-se por todo o país. Querem história? O que não nos falta são monumentos de todas as eras e para todos os gostos. São dados à pré história? Querem melhor que o Vale do Côa? Preferem os greco-romanos? Porque não ir a Évora? São mais dados aos tempos medievais? O que não falta em Portugal são castelos. Ah preferem atividades mais para o radical? Experimentem fazer rafting no rio Paiva. Alturas? Arouca tem agora uma ponte pedonal suspensa que testa a vertigem a qualquer um. Caminhadas? Passadiços do Paiva, Ecovia do Vez, percursos pedestres de Norte a Sul com tanto para mostrar a quem os trilha. Ok, preferem praia. Se o Algarve enche com tanto estrangeiro, é porque as praias más não serão. E sim também temos destino para os Cosmopolitas. Porto, Lisboa, Braga, Guimarães, Coimbra… É só escolher.

Em 2020 vá para fora cá dentro. Descubram imensas coisas que nunca na vida passou pela ideia que existissem. É tempo de dar uma oportunidade a Portugal e aos portugueses. E uma oportunidade a vocês de se encantarem com toda a nossa beleza e magia…"

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.